A Revolução da IoT e a Guerra Cibernética no Futuro dos Campos de Batalha

A Genetec, líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, gestão de operações e inteligência de negócios, tem em sua carteira de clientes a Marinha do Brasil, que promove no mês de outubro uma campanha intitulada o “Mês da Segurança no PROSUB”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este ano, a campanha visa fortalecer a “Conscientização sobre Cibersegurança“, tendo a parceira canadense sido convidada para apresentar a palestra sobre o tema “Convergência da Segurança: A Unificação da Segurança Física e Cibernética“, no dia 19 de outubro, no auditório do Comando da Força de Submarinos, localizado no Complexo Naval de Itaguaí. Esta apresentação será transmitida ao vivo para todas as instalações da Marinha no Brasil, cujos integrantes foram convidados por meio de uma campanha interna de comunicação realizada com cerca de um mês de antecedência. No dia seguinte, 20 de outubro, será realizada uma reunião técnica interna com pessoal das áreas de segurança e TI, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde serão abordados em mais detalhes as boas práticas dessa convergência.

O workshop da Genetec terá duração de três horas e a programação incluirá:

  • Abertura institucional com apresentação da Genetec, sua atuação no mercado e soluções oferecidas;
  • Palestra “Convergência da Segurança: A Unificação da Segurança Física e Cibernética”;
  • Demonstração prática de como vulnerabilidades em dispositivos de segurança podem ser exploradas por agentes maliciosos;
  • Boas práticas e medidas de mitigação de riscos relacionados às vulnerabilidades apresentadas;
  • Rodada de perguntas; e
  • Considerações Finais.

“Nós consideramos este workshop uma oportunidade valiosa de trocar conhecimento com integrantes de um órgão militar altamente qualificado, envolvido na segurança nacional. Hoje, existe uma tendência irreversível de convergência das tecnologias e práticas de segurança física com cibersegurança para garantir a real proteção dos ativos, patrimônios, pessoas e dados e este evento mostra que a Marinha está em total sintonia com as demandas de segurança globais e considera a cibersegurança uma questão crítica no dia a dia de seus oficiais”, afirma Ueric Melo, especialista em Cibersegurança e Privacidade da Genetec para a América Latina e Caribe e um dos principais palestrantes do evento.

O workshop da Genetec ocorre em um momento no qual os crimes cibernéticos têm crescido vertiginosamente e simultaneamente se sofisticado. Para se ter uma ideia, 78% das empresas brasileiras sofreram ataques de phishing bem-sucedidos em 2022, De acordo com dados da Trend Micro, o Brasil foi o segundo país mais atingido por ransomware no ano passado, com um total de 1,465 milhão de ataques, um aumento de 29,9% em relação a 2021, sendo que 91% delas pagaram resgate uma vez e 29% mais de uma vez, sendo que só 70% recuperaram de fato o acesso aos dados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).