Em uma iniciativa de orientação profissional e cívica, a Agência Fluvial de Cáceres (AgCáceres), subordinada à Capitania Fluvial do Mato Grosso, realizou uma palestra educativa para cerca de 90 alunos do ensino médio da Escola Militar Tiradentes em Tangará da Serra, MT, no dia 12 de abril. Este evento teve como foco principal apresentar as diversas formas de ingresso na Marinha do Brasil, abrindo horizontes para os jovens interessados em uma carreira militar naval.

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Conhecimento sobre a Marinha e suas oportunidades

Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as atividades realizadas pela Marinha e explorar as possibilidades de carreira que a instituição oferece. A exposição detalhada sobre os processos de ingresso, como o Colégio Naval e outros programas de formação, foi especialmente valorizada pela comunidade escolar, fornecendo uma visão clara das etapas necessárias para se tornarem futuros marinheiros.

Reações e impacto da palestra

A diretora da Escola Militar Tiradentes, Tenente-Coronel Nágila de Moura Brandão, ressaltou a importância do evento, destacando que a palestra foi crucial para inspirar os alunos e mostrar as amplas oportunidades disponíveis na Marinha. A expectativa é que muitos dos jovens presentes se sintam motivados a seguir o caminho naval, reforçando assim o vínculo entre as instituições educacionais e as forças armadas.

Fomentando a mentalidade marítima entre os jovens

A iniciativa da AgCáceres não apenas serve como uma ferramenta de recrutamento, mas também como um meio de fortalecer a mentalidade marítima entre a juventude, destacando a importância estratégica e o valor do serviço naval para o país. Ações como essa são essenciais para cultivar uma nova geração bem informada e entusiasmada com o potencial de contribuir para a segurança e desenvolvimento nacional através da carreira naval.

Uma parceria produtiva para o futuro

O evento na Escola Militar Tiradentes é um exemplo de como as parcerias entre as forças armadas e as instituições de ensino podem beneficiar ambas as partes, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. A continuidade de tais programas é vital para manter viva a aspiração naval entre os jovens brasileiros, garantindo um futuro robusto para a Marinha do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).