O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu no dia 13/07 em São José dos Campos (SP), um importante encontro. Em seu escritório, o recém-empossado Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, e o Coordenador Regional de São José dos Campos, Alexandre Macedo de Oliveira, tiveram uma visita institucional ao DCTA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes ainda, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.

Parceria DCTA e AEB: Juntos por um Futuro Aeroespacial

Para o Diretor-Geral do DCTA, essa visita fortalece a importante parceria entre o DCTA e a AEB, que foi construída ao longo de anos de trabalho e em bases sólidas. A cooperação entre essas duas instituições tem como objetivo alavancar estratégias para garantir o contínuo progresso do Programa Espacial Brasileiro. A ideia é conquistar cada vez mais “corações e mentes” para apoiarem o setor aeroespacial, conforme destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Apresentação Institucional: Avanços e Inovações no Campo Aeroespacial

CTA 9826

Durante a reunião, foi realizada uma apresentação institucional ressaltando os projetos desenvolvidos pelo DCTA, por meio de seus institutos. Os institutos estão na vanguarda da busca por avanços e inovações no campo da ciência e tecnologia aeroespacial. Durante a apresentação, também foi lembrado o grande sucesso da Operação Astrolábio, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. Esse evento marcou a primeira vez que uma empresa privada estrangeira realizou um lançamento a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Uma Nova Fase para o Programa Espacial Brasileiro

De acordo com Chamon, a sua gestão à frente da AEB marca o início de uma nova fase para o Programa Espacial Brasileiro. O grande desafio é impulsionar os estudos e o desenvolvimento aeroespacial do país, além de promover a participação do Brasil em missões internacionais, fortalecendo a cooperação com outras nações.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).