Entre as inúmeras atividades realizadas durante a Operação “Unitas LXIV-2023”, um dos destaques foi a participação da Fragata “Defensora” do Brasil no Exercício Multinacional de Assistência Humanitária e Apoio a Desastres “Solidarex-2023”. Essa operação, que ocorre a cada dois anos, é fundamental para a consolidação da cooperação e interoperabilidade entre as nações frente a desastres naturais de grande magnitude. A terceira edição do Solidarex aconteceu entre 8 e 10 de julho, no Golfo de Morrisquillo, perto de Coveñas, na Colômbia, e contou com a participação de oficiais observadores da Espanha e dos Estados Unidos da América, além de 12 navios de países como Brasil, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco em Assistência Humanitária

blank
Navios participantes da “Solidarex-2023”, com a Fragata “Defensora” ao centro

O principal objetivo da Solidarex-2023 era permitir uma resposta adequada e imediata diante de desastres naturais na região costeira do Caribe. Com o auxílio de um time multinacional de navios e tripulações, buscou-se desenvolver práticas e procedimentos para agilizar e aperfeiçoar a prestação de auxílio humanitário. O Destacamento de Mergulhadores de Combate embarcado na Fragata “Defensora” desempenhou um papel crucial, realizando ações de coordenação e de limpeza de canal de acesso à praia, essenciais para possibilitar o desembarque de equipes USAR (Urban Search and Rescue). Estas são especializadas em resgate e salvamento de vítimas em áreas urbanas afetadas por desastres.

A Operação “Unitas LXIV-2023”

A “Unitas” é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos norte-americanos, desde 1960, com a participação de 18 países nesta edição. Iniciada no dia 11 de julho, a operação se estenderá até o dia 25 deste mês. O foco central da Operação “Unitas LXIV-2023” é testar e aperfeiçoar a interoperabilidade entre as Marinhas participantes. Na sequência, a Fragata “Defensora” fará parte da Operação “Camex Delta Amazonas”, na foz do rio Amazonas, onde serão realizadas operações e ações de guerra naval, visando o controle de área marítima daquela região.

Próximos Passos

Essa é apenas uma das muitas missões que a Fragata “Defensora” tem pela frente. Seu papel na Operação “Camex Delta Amazonas” vai além do aperfeiçoamento das habilidades de guerra naval, pois envolve a manutenção da segurança e controle da região do rio Amazonas. É uma tarefa desafiadora, porém, dada a experiência bem-sucedida na Solidarex-2023, a Fragata “Defensora” está mais do que preparada para os desafios que virão.