No último dia de fevereiro, uma reunião significativa marcou o fortalecimento das relações entre a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e a Escola Superior de Guerra (ESG), evidenciando um compromisso renovado com a educação em política e estratégia em todo o país. Este encontro, conduzido por figuras-chave das duas instituições, ilustrou a importância da colaboração contínua e do apoio mútuo para alcançar objetivos educacionais estratégicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compromisso com a capilaridade educacional

Imagem do WhatsApp de 2024 02 29 as 15.02.58 7eaf56e3

A reunião teve como foco principal a apresentação das delegacias e representações da ADESG, locais onde serão realizados o Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) e outros cursos regulares. Este esforço tem como objetivo garantir que o conhecimento produzido e disseminado pela ESG alcance diversas regiões do Brasil, promovendo uma compreensão ampla de temas cruciais para o desenvolvimento nacional.

Lideranças na vanguarda do diálogo educacional

Imagem do WhatsApp de 2024 02 29 as 15.02.56 c69e968e

O Brigadeiro HÉLIO, Chefe do Departamento de Estudos da ESG, iniciou a reunião, destacando a satisfação em apoiar as iniciativas da ADESG. Cel. Celente e Prof. MARCIO tomaram a palavra em seguida, detalhando o conteúdo programático e as expectativas para os cursos. A discussão se aprofundou com os questionamentos dos docentes, evidenciando um interesse coletivo em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da ADESG.

Uma visão de cooperação e alcance

Imagem do WhatsApp de 2024 02 29 as 15.02.55 601a7038 e1709282599336

O Almirante LOURENÇO, Chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI), reiterou a disposição da ESG em compartilhar seus recursos intelectuais e pedagógicos com as delegacias e representações da ADESG. A ênfase nos deslocamentos dos professores a pontos remotos do país reforça o compromisso da instituição em tornar a educação em política e estratégia acessível a um público mais amplo.

Gratidão e reconhecimento mútuo

A direção da ADESG expressou sua gratidão pelo apoio recebido, ressaltando que as conquistas atuais são fruto do retorno da ADESG às dependências da ESG. Esse movimento simboliza o revigoramento da conexão entre as duas instituições, essencial para o sucesso das iniciativas educacionais propostas.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).