No dia 14 de abril, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou a Formatura de Início dos Cursos de Operações na Selva (COS) 23/1 e 23/2, nas Categorias “B”, para Oficiais, e Categoria “C”, para Subtenentes e Sargentos. O evento, que contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, e do Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, apresentou os 106 alunos que iniciam o treinamento de Guerreiros de Selva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade destacou a importância da formação desses profissionais, cuja missão é difundir conhecimentos e habilidades adquiridos durante o curso em toda a Amazônia brasileira. Esses guerreiros levarão consigo o compromisso com o desenvolvimento, a defesa e a proteção da região amazônica.

A Aula Inaugural foi ministrada pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Claúdio Henrique da Silva Plácido, Guerreiro de Selva nº 3.434. Durante a palestra, o General transmitiu aos alunos palavras de motivação, compromisso e responsabilidade com a defesa da Amazônia e enfatizou a importância da formação no CIGS e da transmissão do conhecimento adquirido às respectivas organizações militares.

Os Cursos de Operações na Selva contam com 46 oficiais matriculados na Categoria “B” 23/1 e 60 sargentos na Categoria “C” 23/2. Entre os alunos, 100 são do Exército Brasileiro, quatro da Marinha do Brasil, um da Força Aérea Brasileira e um da Guiana Francesa.

Fonte: Centro de Instrução de Guerra na Selva
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).