Uma importante proposta de colaboração foi apresentada pelo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, e pelo tenente-coronel do Exército, Magno Lopes, aos membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa visa estabelecer uma parceria entre as Forças Armadas e a CNBB para facilitar a interiorização dos migrantes venezuelanos que chegam ao Brasil pela fronteira de Pacaraima (RR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desafios na Fronteira de Pacaraima

A fronteira entre Brasil e Venezuela em Pacaraima tem sido um ponto crítico para a chegada de migrantes venezuelanos. A proposta busca encontrar soluções eficientes para acolher e interiorizar estas famílias, proporcionando-lhes melhores condições de vida e integração na sociedade brasileira.

Envolvimento das Dioceses Brasileiras

A parceria sugerida pretende envolver as dioceses brasileiras na tarefa de acolher e interiorizar os migrantes. Isso inclui assistência em áreas como habitação, saúde, educação e emprego, com o objetivo de facilitar a adaptação e inserção dessas famílias no Brasil.

Significado da Colaboração

Esta colaboração entre as Forças Armadas e a CNBB representa um esforço conjunto significativo na assistência humanitária e no apoio aos migrantes. Além de proporcionar ajuda imediata, a parceria visa promover a dignidade e o bem-estar de longo prazo dos migrantes venezuelanos no Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).