A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu duas novas aeronaves de caça F-39E Gripen na sexta-feira, 5 de maio. Os caças, transportados de navio da Suécia ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), foram rebocados até o Aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder. A operação envolveu militares da FAB, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Receita Federal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Let0605 y scaled

Com as matrículas FAB 4105 e FAB 4106, os novos caças se juntarão às outras quatro aeronaves F-39 Gripen do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).

As aeronaves passarão por procedimentos técnicos, instalação de assentos ejetáveis e kit de sobrevivência, e preparação para abastecimento e acionamento em solo no Aeroporto de Navegantes. Ainda não há data confirmada para a decolagem.

A Operação Navegantes conta com a participação de equipes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).