A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará, no próximo domingo (09/10), a partir das 10h, a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O evento faz parte das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro, em alusão ao primeiro voo de Alberto Santos-Dumont no “14 BIS”, em 1906.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após dois anos sem receber o público, a solenidade contará com sobrevoo de caças da FAB e com desfile da tropa, que será composta pelo Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília; pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB); pelo grupamento de bandeiras históricas; pela companhia de Cerimonial Santos-Dumont; e pelos grupamentos de representação de militares da Força.

Durante a substituição do pavilhão, feita ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, haverá uma salva de 21 tiros.Ainda, das 9h às 12h, os participantes poderão visitar a exposição de maquetes de aeronaves e interagir com o personagem infantil Fabinho, além de assistir a uma apresentação da OSFAB em homenagem ao Bicentenário da Independência da República.

Troca da Bandeira

Com 186 metros quadrados e 90 quilos, a Bandeira Nacional é hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura. O Pavilhão fica próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, permanece hasteado 24 horas por dia e pode ser visto de vários pontos da capital federal. A troca ocorre mensalmente, em um rodízio que envolve as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Foto: CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).