O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), por intermédio do Centro Integrado de Manutenção (CIM), realizou, no dia 14 de setembro de 2022, uma cerimônia militar alusiva à entrega de mais uma aeronave H225M da Marinha do Brasil (MB), por término de inspeção programada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A formatura foi presidida pelo Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, e contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior; além de autoridades civis e militares.

i2292018315406642O CIM, criado em 2018, tem como objetivo principal otimizar os recursos financeiros, estruturais, materiais e humanos utilizados na manutenção das aeronaves H225M. Os helicópteros – denominados na MB como UH-15 Super Cougar; no Exercito Brasileiro (EB), como HM-4 Jaguar; e na Força Aérea Brasileira (FAB), como H-36 Caracal – possuem configuração similar nas três Forças, viabilizando a integração da manutenção. No total, já foram finalizadas as inspeções em 2 aeronaves da Marinha, 4 do Exército e 2 da Força Aérea.

i2292018315606425

Desta vez, foi a vez do Esquadrão HU-2 da Marinha do Brasil receber a aeronave pronta para o retorno à atividade operacional, após término da inspeção A/T, realizada a cada 1200 horas de voo ou 36 meses de operação. As atividades de manutenção são realizadas por militares das três forças, promovendo a troca de experiência, padronização e a integração.

Para o Diretor do PAMASP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, a entrega da referida aeronave reflete não apenas no aumento da disponibilidade da frota da Marinha do Brasil, mas na capacidade de interoperabilidade entre as Forças Armadas. “Capacidade demonstrada não só em termos de manutenção integrada, mas também em missões de adestramento, a exemplo da Operação Poseidon que já reuniu Marinha, Exército e Aeronáutica a Bordo do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) ‘Atlântico’ e Navio Doca Multipropósito (NDM) ‘Bahia’” comentou o Oficial.

i2292018315506189O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior, também comentou a entrega da aeronave. “Este vetor representa um importante incremento na capacidade operativa da Marinha, contribuindo para o aumento da disponibilidade de nossos meios e cumprimento de nossa missão institucional”, disse.

Por fim, o Diretor da DIRMAB ressaltou, em suas palavras, o poder da Cultura Institucional de cada Força Singular. “Características ímpares que garantem o desenvolvimento do destino inevitável da interoperabilidade, sem colocar em risco a identidade e as especificidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, concluiu o Oficial-General.

Fotos: Cabo Queiroz / PAMASP

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).