Dia 12 de outubro, além da celebração de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, o Cristo Redentor completou seus 90 anos. O planejamento da comemoração de aniversário do monumento símbolo do Brasil seria in loco, mas o tempo instável fez com que fosse transferido para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Na própria terça-feira 12, às 7h, Don Orani Tempesta celebrou um Ato Cívico Religioso e missa de Ação de Graças, junto ao Coro da Princesa, em homenagem à Princesa Isabel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 093513 1

O Comandante Militar do Leste, José Eduardo Pereira, esteve no evento, junto ao Ministro do Meio Ambiente, José Álvaro Pereira Leite; o Governador do Rio, Claudio Castro e o Prefeito, Eduardo Paes. Além da Santa Missa, houve o lançamento da medalha comemorativa dos 90 anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial, em homenagem ao monumento.

O Exército Brasileiro apoiou o evento com a recepção de autoridades e convidados ao som do violino do Soldado do CML, R. Menezes. Militares do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (2º RCG) estiveram presentes na nave da igreja com os uniformes históricos de Granadeiro do Imperador e Lanceiros, respectivamente. Além disso, os militares porta-bandeiras do 1º BG conduziram a bandeira Nacional, do Vaticano, do Governo do Estado e do Município, no altar. Após a missa, as autoridades foram convidadas para sair em procissão até o pátio da Catedral Metropolitana.

Texto: 2º Tenente Angela/ Fotos: Cabo Francilaine

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).