A Força Aérea Brasileira (FAB), em articulação com a Polícia Federal (PF), desempenhou um papel crucial na apreensão de quase uma tonelada de drogas – entre skunk e cocaína – no estado de Roraima. A operação ocorreu no último final de semana e foi uma demonstração efetiva da capacidade de resposta e operacionalidade das forças de segurança do Brasil.

Emprego de Aeronaves A-29 Super Tucano

Durante a operação, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB foram utilizadas para monitorar e controlar o espaço aéreo. No sábado, 2 de dezembro, essas aeronaves sobrevoaram locais monitorados pela Polícia Federal, auxiliando na vigilância do espaço aéreo e prevenindo a fuga de suspeitos por via aérea.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Descoberta e Apreensão no Município de Bonfim

Foto intercpetacao

A ação conjunta levou à descoberta de um veículo abandonado no município de Bonfim, em Roraima, no domingo, 3 de dezembro. Dentro do veículo, foi encontrada a carga significativa de drogas, marcando um grande sucesso na operação.

Operação Ponte Aérea e Garantia da Lei e da Ordem

As atividades desse fim de semana fazem parte da Operação Ponte Aérea, que se enquadra na categoria de Garantia da Lei e da Ordem. Esta operação abrange os Aeroportos do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP), com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e repressão de delitos nesses locais e na faixa de fronteira do Brasil. A operação está em conformidade com o Decreto N° 11.765, de 1º de novembro de 2023.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).