A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, realizam expedição terrestre pioneira. A “Expedição Ondas Limpas na Estrada” visa mapear cientificamente o perfil de resíduos marinhos em 300 praias brasileiras. A trajetória teve início em abril desse ano no Chuí e chega na Bahia no final de novembro, com término previsto para agosto de 2023, no Oiapoque.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank

Nathalie Gil, Diretora Executiva da Sea Shepherd no Brasil, conta que a chegada do ônibus representa um marco muito importante. “Este projeto é um presente nosso para o Brasil, tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro. A chegada do projeto no Nordeste pela Bahia, após passagem por todo o sudeste e sul, representa um grande marco: o projeto alcançará a metade do percurso, e trará aprendizados específicos, como a situação em praias onde ocorrem desovas de tartarugas, ou onde recentemente há a presença de pepitas de óleo vindo do mar: este cenário também é registrado em nosso estudo”.

15042022 OLNE AV Ondas limpas na estrada crew works on Casino beach IMG 2366 1024x683 1

O ônibus fará o percurso pelo litoral baiano durante cerca de 2 meses e terá diversas paradas para fins científicos, além de mutirões de limpeza em Canavieiras, Ilhéus e em Salvador. Os voluntários a bordo do ônibus e a capitã do projeto, Mara Oliveira, conversarão com o público para explicar o dia a dia da missão e a operação de limpezas, equipamentos usados e procedimentos. Os colaboradores da Odontoprev farão parte do time de voluntários do mutirão que acontecerá em Salvador. Os mutirões serão documentados pela Produtora Brasileira, a fim de divulgar o percurso dos voluntários a bordo durante a viagem.

A expedição conta com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos marinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”.

O ônibus, doado pela Odontoprev, especialmente para esta operação, foi reformado para acomodar os voluntários e ter um impacto mínimo no meio ambiente, com a instalação de painéis solares que abastecem os equipamentos. Durante a Expedição, a Odontoprev, alinhada ao seu propósito de impulsionar a odontologia de qualidade, também irá oferecer atendimento odontológico gratuito para os catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados.

Renato Costa, Diretor de TI, Marketing e Sustentabilidade da Odontoprev, afirma que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer. “Buscamos parceiros que tenham propósitos alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de centenas de pessoas, inclusive os catadores de áreas costeiras, com a realização de atendimento odontológico gratuito, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”, comenta Renato.

13042022 OLNE AV ondas limpas na estrada crew work on Maravillas beach IMG 1913 1024x683 1

A operação conta, ainda, com o mapeamento das cooperativas de reciclagem, feito pela Yattó, empresa especializada em Logística Reversa, que apoia no planejamento e coleta dos resíduos, além da mensuração de impacto da operação desde a emissão de CO2, utilização de água, e todo o impacto positivo gerado para as cooperativas.

Outras empresas com foco sustentável como Naveia, leites de aveia, Mami Wata, com protetores solares, Urban Pharmcy, Cogumelado, POP Vegan e Montañita e Tempeh com alimentos, também contribuíram com doações para  a operação não emitir toxicidades ao meio ambiente, ter um mínimo de plástico gerado e contribuir para a dieta 100% à base de plantas, assim reduzindo ainda mais o impacto de água e carbono e da operação.

Os órgãos públicos municipais e a imprensa estão convidados a marcar presença nos mutirões especiais do Ônibus Ondas Limpas na Estrada em Poxim do Sul, Canasvieiras dia 25/11, para a retirada de petróleo das praias, também em Ilhéus, no dia 03/12 e no Farol da Barra em Salvador no dia 20/12, com os colaboradores da Odontoprev.