No dia 24 de janeiro, o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante (EN) Luiz Carlos Delgado, promoveu um encontro com o Presidente do Centro de Estudos Políticos-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), Almirante de Esquadra (Ref-FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro, para dar início aos preparativos do I Workshop de Inteligência Artificial (AI), da Marinha do Brasil (MB).

Na ocasião, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Marcos Sampaio Olsen, ComImSup do CTMRJ, recebeu o Presidente do CEPE-MB, Almirante de Esquadra Monteiro, e ofereceu um almoço junto com o Diretor do Centro Tecnológico, a fim de aprofundar o tema “Inteligência Artificial” e suas aplicações no âmbito da MB, com objetivo de subsidiar o CTMRJ para promover um workshop, previsto para ocorrer em março deste ano.

Além das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) subordinadas ao Centro Tecnológico, como: Instituto de Pesquisas da Marinha, Centro de Análises de Sistemas Navais  e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, o evento visa contemplar linhas de pesquisa de outras ICT vinculadas ao Centro, como: Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, Escola de Guerra Naval, Hospital Naval Marcílio Dias, Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, Centro de Hidrografia da Marinha e Laboratório Farmacêutico da Marinha que empregam ou tenham potencial de empregar a Inteligência Artificial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A proposta inicial do I Workshop de Inteligência Artificial é ter como tema central “A Tríplice hélice e a Inteligência Artificial” e apresentar cinco salas temáticas: Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Reconhecimento e Vigilância (C4ISR), Defesa Cibernéticas; Meio ambiente; Plataformas navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais; Desempenho do Combatente e Ética & Regulamentação.

Por ocasião do encontro com o Presidente do CEPE-MB, o Diretor-Geral ratificou que este trabalho a ser desenvolvido pelo CTMRJ é fundamental para sedimentar a Marinha do amanhã e fortalecer o Poder Naval.

Fonte: MB

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).