O Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol/ 8º BIS) apreendeu mais de duas mil unidades de cigarro, além de cartuchos de espingarda calibre .16, durante revista a uma embarcação estrangeira que transitava sem autorização nem comprovação fiscal. A operação foi desencadeada pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF), em Ipiranga (AM), no dia 24 de junho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ação de combate a delitos transfronteiriços foi executada no contexto da Operação Escudo, sob coordenação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl). O adestramento da tropa da Brigada das Missões permitiu que as ações fossem conduzidas sem disparo de arma de fogo, sem efeitos colaterais para civis e em cumprimento a todos os protocolos sanitários de prevenção e combate ao covid-19.

A brigada mantém permanentemente mobiliado um posto de controle e interdição fluvial (PCIFlu) nas imediações da sede do 2º PEF, no Rio Içá, município de Santo Antônio do Içá (AM). A finalidade é contribuir com a segurança das fronteiras na área de responsabilidade da brigada.

Fonte: Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).