Praia do Caripi, a 120km de Belém, foi o cenário da competição (fotos: Al. Sátiro, Jornal Canal 16)

Em um fim de semana emocionante, nos dias 22 e 23 de julho, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) celebrou uma vitória retumbante na regata do projeto Vem Navegar na Amazônia, realizada na deslumbrante praia do Caripi, em Barcarena (PA). As águas amazônicas foram o palco da demonstração de força, destreza e espírito esportivo dos alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do CIABA, que conquistaram nada menos que quatro medalhas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dominando o Pódio na Categoria Militar

imagem 2023 07 30 084022059
Equipe de Vela celebrou a conquista

A categoria Militar da regata viu um desempenho impressionante dos alunos do CIABA. O pódio foi inteiramente ocupado por eles, marcando uma vitória incontestável para a equipe de Vela do CIABA. Gustavo da Silva Costa navegou com maestria pelas ondas amazônicas para conquistar a medalha de ouro. Seguindo-o de perto, com um desempenho igualmente admirável, Gustavo Silva Gomes dos Anjos trouxe a medalha de prata para casa. Completando o domínio absoluto da CIABA, Francisco Laércio de Oliveira Apolônio navegou habilmente para assegurar a medalha de bronze.

Brilho Feminino na Categoria Feminina

Se os homens do CIABA brilharam na categoria Militar, a aluna Giovana Dias Pereira mostrou que as mulheres da Escola de Oficiais da Marinha Mercante também sabem como domar as águas amazônicas. Giovana demonstrou grande habilidade e destreza na condução de sua embarcação, superando todas as adversárias para se sagrar a campeã na categoria Feminina.

Comemorando a Vitória e Olhando para o Futuro

Esses resultados na regata Vem Navegar na Amazônia são um reflexo do compromisso, dedicação e treinamento duro da equipe de Vela do CIABA. Além de ilustrar a excelência do programa de treinamento de vela da instituição, eles também demonstram o potencial dos jovens marinheiros em competições futuras. Com um olho no presente e outro no futuro, a equipe de Vela do CIABA comemora a vitória, ao mesmo tempo em que se prepara para futuros desafios. Com um talento tão excepcional e um espírito tão indomável, o futuro parece brilhante para a equipe de Vela do CIABA.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).