Um militar do Exército representou o Brasil no seminário presencial para a redação final do Manual de Unidade Militar de Comunicações das Nações Unidas (United Nations Military Signals Unit Manual). A atividade ocorreu no Centro Global de Serviços das Nações Unidas (United Nations Global Service Centre), em Brindisi, na Itália, no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coronel de Comunicações Marcelo Gomes da Silva, do Centro de Doutrina do Exército, foi responsável pela coordenação do grupo de trabalho, composto por representantes de Bangladesh, Espanha, Paquistão, Quênia e Departamento de Operações de Paz (DPO) da ONU.

Foram realizados trabalhos de retificação/ratificação da segunda minuta, produzida por videoconferência durante o período de 3 de novembro a 15 de dezembro de 2021, de acordo com os comentários recebidos pelos diversos setores e missões da ONU envolvidos na revisão.

Ao final da semana, foi entregue a versão final do manual, que será submetido ao Escritório de Assuntos Militares do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas para aprovação.

Fonte: COTER

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).