A Biblioteca do Exército – Casa do Barão de Loreto – comemorou seu 142° aniversário em uma solenidade realizada no Salão Nobre Prof. Pedro Calmon. Fundada em 17 de dezembro de 1881, a Biblioteca tem sido um pilar de cultura e conhecimento militar ao longo de sua história. O evento de aniversário, realizado no dia 12 de dezembro, reuniu autoridades militares e civis, reafirmando a importância desta instituição histórica.

Presença de Autoridades Militares e Civis

Snapinsta.app 410628865 3611385459115169 8059248034177041009 n 1080 e1702632886276

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença de figuras proeminentes como o General de Divisão R1 Ulisses Lisboa Perazzo Lannes, o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, e o General de Brigada R1 Severino de Ramos Bento da Paixão, entre outros. O Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Fábio Ribeiro de Azevedo, e ex-diretores também estiveram presentes.

Entrega da Medalha Franklin Dória

Durante a solenidade, foi realizada a entrega da Medalha Franklin Dória. Esta honraria é concedida a militares e civis que contribuíram significativamente para o desempenho da Biblioteca do Exército, especialmente no que se refere à edição e difusão de meios bibliográficos para o desenvolvimento da cultura militar e geral.

Reconhecimento a Contribuições Literárias

Além da entrega de medalhas, o evento celebrou os vencedores do Concurso Literário Pandiá Calógeras – 2023 e do Concurso Literário Franklin Dória – 2023. Estes concursos literários refletem o compromisso contínuo da Biblioteca com a promoção da cultura e do conhecimento.

Fomento à Cultura Profissional-Militar

A Biblioteca do Exército desempenha um papel crucial no provimento de recursos que enriquecem a cultura profissional-militar. Sua longa história e as atividades realizadas demonstram seu compromisso contínuo com a educação e a preservação da história militar brasileira.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).