O Exército Brasileiro, em parceria com órgãos de segurança e fiscalização, realizou a Operação Ágata Guaicurus I 2023, uma ação de fiscalização e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na fronteira oeste brasileira. A operação ocorreu em mais de 30 municípios situados na faixa de fronteira oeste e dentro da área de responsabilidade da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Foram realizadas atividades como Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, Monitoramento de Regiões de Interesse para Inteligência, Reconhecimento de Fronteira e Patrulhamento Mecanizado.
Aplicação de Projetos Estratégicos
A Operação Ágata Guaicurus I 2023 contou com o emprego de equipamentos ligados a Projetos Estratégicos do Exército, como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), viaturas blindadas Guarani e materiais do Programa Combatente Brasileiro. O General de Brigada Marcello Yoshida, Comandante da 4ª Brigada, destacou a importância da aplicação desses meios na operação.
Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro
O SISFRON, criado em 2008, visa fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e ação do Estado na faixa de fronteira terrestre. O subprograma Forças Blindadas busca obter sistemas e materiais de emprego militar atualizados para as forças blindadas do Exército. Já o Projeto Combatente Brasileiro (COBRA) é uma iniciativa de modernização de materiais militares, incluindo armamentos, uniformes e equipamentos de comunicações e eletrônica.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395