No dia 12 de abril, o Exército Brasileiro celebra os 78 anos da morte do Sargento Max Wolf Filho, um dos maiores heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Max Wolf Filho é reconhecido por sua bravura, competência militar e disciplina, e se tornou um símbolo de heroísmo do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trajetória do herói

article 8 1 scaled

Nascido em 1911, Max Wolf Filho serviu inicialmente no 15° Batalhão de Caçadores, em Curitiba (PR), e posteriormente na Polícia Militar do Rio de Janeiro. Durante a convocação para a 2ª Guerra Mundial, ele se apresentou voluntariamente à FEB e foi designado para a 1ª Companhia do 11° Regimento de Infantaria (11ºRI). O sargento se voluntariou para várias missões arriscadas, mas em 12 de abril de 1945, durante uma missão de reconhecimento, foi mortalmente ferido por um ataque alemão.

Homenagens

Promovido postumamente a 2º Tenente em 1945, Max Wolf recebeu diversas medalhas por sua conduta heroica, incluindo a medalha Americana Bronze Star e a Cruz de Combate de 1ª Classe. Em sua homenagem, a Escola de Sargentos das Armas foi renomeada para Escola Sargento Max Wolf Filho, e desde 2019, os alunos do 2º ano dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército recebem uma réplica do seu sabre.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).