Momento de entrega de certificado a um dos formandos

Em 3 de fevereiro, a Capitania Fluvial de Minas Gerais realizou a cerimônia de entrega de certificados e carteiras de inscrição e registro aos primeiros formandos do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés/Marinheiro Auxiliar Fluvial de Máquinas, Turma 02/2022, Extra Fundo do Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo, em Ipatinga (MG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

primeira turma de marinheiros e formada pela cfmg em ipatinga
Primeira turma de marinheiros é formada pela Capitania Fluvial de Minas Gerais, em Ipatinga

O curso, cuja finalidade é habilitar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviário do 2º Grupo – Fluviários, Seção de Convés e de Máquinas, para atuar no nível 1, foi realizado no Clube Náutico Alvorada. A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos de Minas Gerais e contou com presença do Vice-Prefeito de Ipatinga, Alexsandro Espírito Santo Oliveira.

Os 34 novos aquaviários são trabalhadores que atuam nos portos de areia da região do Leste Mineiro, operando dragas de extração de areia e são funcionários de empresas participantes da Associação de Portos de Areia do Leste Mineiro – APALESTEM e da Associação dos Portos de Areia do Vale do Aço – APAVA.

A entrega dos certificados aos formandos reafirma e reforça a presença constante da Marinha no Estado de Minas Gerais e encerra mais um ciclo de capacitação de mão de obra, impulsionando a economia local e cumprindo seu dever cívico com a sociedade mineira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).