No dia 09 de março, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) iniciou o Estágio de Qualificação em voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN) com a colaboração de um piloto do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), utilizando a aeronave AH-11B “Wild Lynx”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

1o Esquadrao de Helicopteros de Esclarecimento e Ataque inicia campanha de qualificacao com Oculos de Visao Noturna ft01

A finalidade do estágio de qualificação é dar suporte ao início da campanha de qualificação em voos assistidos por OVN dos pilotos do Esquadrão, fundamentando-se na doutrina e padronização já estabelecidas pelo 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).

O EsqdHA-1 tem como missão atual prover meios aéreos que integram os sistemas de armas dos navios de superfície da Esquadra, visando ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e a capacidade de reação dos navios. As aeronaves AH-11B, comumente orgânicas dos navios-escolta, integrarão futuramente os sistemas de armas das Fragatas Classe Tamandaré, que estarão preparadas para operações aéreas assistidas por OVN.

Este primeiro voo representa um importante avanço na capacidade operacional do Esquadrão, aprimorando o processo de identificação de navios inimigos em voos de esclarecimento e permitindo a realização de pousos, decolagens e operações embarcadas com maior segurança para a tripulação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).