A Esquadrilha da Fumaça fez apresentações de 07 a 9/03, nas cidades de Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, localizadas no estado de São Paulo (SP). A Unidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) retomou as apresentações no ano em que comemora 70 anos de história, após dois anos sem apresentação ao público, por conta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19. Ao todo, cerca de quatro mil pessoas prestigiaram as acrobacias realizadas nos céus pelos pilotos “fumaceiros”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As três cidades solicitaram as apresentações, com antecedência, ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), por conta do mês de aniversário das cidades e também pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08/03. Além do CECOMSAER, outras Organizações Militares da FAB se fizeram presentes para que as demonstrações pudessem ocorrer. Por intermédio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), toda a equipe de apoio e todo material de suporte logístico das i2231114274705779aeronaves foram transportados por uma aeronave C-95 Bandeirante.

De acordo com o Comandante, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, foram três dias intensos para toda a equipe que acompanha a Esquadrilha. “Tivemos um público diversificado de crianças, jovens e idosos prestigiando as apresentações e vibrando junto com a gente a cada manobra”, comentou.

Estão previstas, ainda, demonstrações em Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), e no Chile, durante a Feria Internacional del Aire y del Espacio(FIDAE).

A equipe retornou às atividades de rotina, manutenção das aeronaves e treinamentos no fim do mês de janeiro. “Participar de uma importante feira i223147233402563internacional como a FIDAE, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça”, destacou o Tenente-Coronel Garcia.

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Confira a agenda:

26/03 – Joinville (SC)
27/03 – Florianópolis (SC)
28/03 – Tubarão (SC)
29/03 – Porto Alegre (RS)
30/03 – Charqueadas (RS)
05 a 09/04 – Santiago, Chile (FIDAE)

Fotos: Aspirante Rogério Sousa / Tiago André de Almeida (EDA)

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).