A Marinha do Brasil, em um gesto de profundo respeito e humanidade, honrou o pedido de um de seus membros da reserva, permitindo-lhe um encontro final com o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, uma embarcação que não só foi parte significativa de sua vida profissional, mas que também continua a viver em suas lembranças.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Pedido de um Veterano

felinto galeria foto1

O Terceiro-Sargento Nilton Faria Ferreira, que serviu com distinção na Marinha do Brasil e que, após um infortúnio de saúde, perdeu a visão, expressou um desejo singelo e tocante: tocar o NSS “Felinto Perry” pela última vez. A emoção que transborda dessa história vai além do toque físico; é a reconexão com um passado de orgulho e serviço.

O Encontro Memorável

YouTube video

Ontem, nas instalações da Base de Submarinos Almirante Castro e Silva, em Niterói, Sargento Faria foi recebido a bordo do navio que, para ele, representa mais do que aço e tecnologia. A bordo estava também o primeiro Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Chrysógeno Rocha de Oliveira, e o atual Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso, além de ex-comandantes e ex-tripulantes. A reunião se transformou em um tributo à carreira do Sargento Faria e ao navio que agora parte para a história.

A História do NSS “Felinto Perry”

felinto foto1

O NSS “Felinto Perry” desempenhou um papel vital nas operações navais do Brasil por 32 anos. Descomissionado em 2020, ele foi o bastião do suporte aos submarinos da Esquadra brasileira, participando de operações críticas como a “SUBSAR” e missões na Antártica, além de sua atuação nas buscas pelo submarino argentino ARA “San Juan”. A embarcação, agora substituída pelo NSS “Guilhobel”, deixa um legado de prontidão e segurança.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).