O Professor Thauan Santos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), teve uma importante atuação em escala internacional. Ele foi selecionado pelo Office of Legal Affairs, Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea da Organização das Nações Unidas (UN DOALOS) para compor o painel de especialistas do Regular Process for a Global Reporting and Assessment of the States of the Marine Environment, including Socioeconomic Aspects. O evento de grande relevância aconteceu entre os dias 12 e 16 de junho, na cidade de Kingston, na Jamaica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação ativa em workshops estratégicos

O Prof. Thauan não apenas fez parte do painel de especialistas, mas também participou ativamente de dois workshops realizados no Headquarters da International Seabed Authority (ISA). O primeiro deles foi focado em colaborar na elaboração do 3º World Ocean Assessment (WOA III), enquanto o segundo teve como objetivo auxiliar na construção de Capacity-Building Strategies. Essas estratégias buscam fortalecer a governança dos oceanos e a interface entre política e ciência, elementos cruciais para o manejo sustentável dos ambientes marinhos.

Aprimorando conhecimentos em instituição internacional de renome

Complementando seu compromisso com a pesquisa e a gestão dos oceanos, o Prof. Thauan atualmente realiza pós-doutorado no Center for the Blue Economy do Middlebury Institute of International Studies (CBE/MIIS), localizado em Monterey, Califórnia, nos Estados Unidos da América. Tal instituição é conhecida por sua dedicação ao estudo da economia dos oceanos e ao desenvolvimento de políticas sustentáveis de uso dos recursos marinhos.

Relevância da participação para o Brasil e o mundo

A participação do professor Thauan Santos em eventos tão significativos reflete a importância dos estudos marítimos para o Brasil e para o mundo. A seleção de um especialista da EGN para compor um painel de alto nível da ONU demonstra o reconhecimento internacional da qualidade e relevância das pesquisas realizadas pela instituição. Além disso, ressalta o papel crucial que a ciência desempenha na gestão e conservação dos oceanos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).