A apreensão de mais de 4,9 toneladas de drogas, 121 toneladas de cigarros, 254 munições, 76 embarcações, 51 veículos irregulares e 551,9 m³ de madeira estão entre os resultados do primeiro trimestre deste ano da Operação Ágata. A iniciativa, deflagrada pelas Forças Armadas em apoio aos órgãos de Segurança Pública, combate delitos nas faixas de fronteira, tanto terrestre quanto marítima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os dados, assim como o planejamento para o terceiro trimestre de 2021, foram apresentados em reunião no Ministério da Defesa. A ocasião contou com participação do Ministro, Walter Souza Braga Netto, que ressaltou a importância do trabalho interagências na Operação. O Coordenador da Ágata no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Capitão de Mar e Guerra Francisco Lemos Júnior, presidiu o encontro, realizado entre os dias 27 e 29 de abril.

Estiveram presentes representantes do Comando de Operações Navais, do Comando de Operações Terrestres, do Comando de Operações Aeroespaciais, dos Comandos Militares da faixa de fronteira terrestre e dos Distritos Navais das faixas de fronteira terrestre e marítima.

Participaram do encontro ainda integrantes de agências de segurança pública, como do Departamento de Polícia Federal, da Secretaria de Receita Federal, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Operações Integradas, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência, da Força Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
Luiz Camões
Luiz Camões destaca-se como um renomado profissional com uma carreira diversificada, marcada por significativas contribuições nos campos militar, jornalístico e documental. Com uma trajetória iniciada em 2001, ele se consolidou no cenário audiovisual, atuando na produção e direção de programas televisivos para a Rede Record e Rede Bandeirantes. Além disso, é reconhecido pela sua habilidade em inovar, desenvolvendo novos formatos que capturam o interesse do público. Em sua fase atual, o Jornalista Camões empreende em um projeto ambicioso que conjuga informação e participação ativa, com o objetivo de promover a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas. Seu trabalho não apenas esclarece sobre as intrincadas redes de defesa e segurança do país, mas também inova ao introduzir o público às profissões militares e de segurança, diretamente nas linhas de frente de operações. A missão de jornalista é clara: tornar acessíveis ao grande público informações relevantes sobre profissões, atribuições militares e suas respectivas necessidades, utilizando um formato inovador e engajador. Este comprometimento reflete seu desejo de estreitar laços entre a sociedade civil e as instituições de defesa, fortalecendo a compreensão mútua e o respeito pelas funções vitais que desempenham.