A Escola Superior de Guerra (ESG) e o Centro William J. Perry de Estudos de Defesa Hemisférica, dos Estados Unidos, assinaram o Memorando de Entendimento entre as duas instituições no dia 14/06, no Rio de Janeiro. O objetivo do documento é o desenvolvimento de programas de intercâmbio acadêmico e cultural e cooperação.
Compuseram a mesa para assinatura do memorando o Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o Diretor do William J. Perry Center, Tenente-General Frederick S. Rudy Rudesheim, a Embaixadora Liliana Ayalde e o Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao fazer uso da palavra, o Tenente-General Rudesheim ressaltou a união de esforços para o desenvolvimento dos dois países. “O que buscamos é o que o Brasil busca, este é o começo da união e do pensamento de cooperação. Estamos aqui como um centro de diálogo para juntarmos nossos esforços com um país tão importante como o Brasil”.
A Embaixadora Liliana reforçou a importância desta nova etapa na relação BrasilEstados Unidos. “Temos muito em comum, inclusive os desafios, que se tornam cada vez mais difíceis, complexos e sem fronteiras. Por isso é importante ter diversidade de pensamento para enfrentá-los melhor ”, afirmou a Embaixadora. Com o Memorando de Entendimento, as instituições visam estabelecer relações de trabalho mais próximas na pesquisa e na aplicação do conhecimento cientifico nas áreas de estudo de Segurança, Defesa e Guerra e Paz.
O Assistente Militar do Exército do Comando da ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva, realizou a palestra institucional para apresentar a estrutura da ESG aos integrantes do Perry Center. Também compuseram a comitiva: Dr. Scott Tollefson, COL (ret) Pat Mathes, Mr. Luis Botencourt, Ms. Celina Realuyo, Dr. Boris Saavedra e Ms. Kara O’Ryan.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).