No período de 22 a 25 de novembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) realizou o 1º Simpósio de Segurança da Infantaria Mecanizada, nas dependências do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos Americo Vieira Pessôa, iniciou o evento falando sobre a importância de todos os militares que trabalham de forma direta ou indireta com as viaturas blindadas, estarem permanentemente orientados e comprometidos com todos os procedimentos de segurança que visam a prevenção de acidentes.

As instruções, teóricas e práticas ministradas no simpósio, abordaram o conhecimento da metodologia de prevenção de acidentes aplicada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), fomentaram a prevenção de acidentes com blindados, tomando por base a metodologia de prevenção dos acidentes aeronáuticos, realizaram a prática da vistoria de segurança da infantaria mecanizada e também a análise do relato de prevenção.

O evento reuniu de forma presencial, representantes das Grandes Unidades da 5ª Divisão de Exército e das organizações militares subordinadas à 15ª Bda Inf Mec e por videoconferência, representantes do Centro de Instrução de Blindados, da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 11ª Brigada de Infantaria Leve.

O simpósio realizado contribuiu sobremaneira, para aumento do nível da consciência situacional dos militares na instrução e operação com viaturas blindadas.

Fonte: 15ª Bda Inf Mec

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).