A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, nesta segunda-feira (06/02), à 5ª edição da Semana Pedagógica, que marca o começo do ano acadêmico da ESD, junto aos seus Diretores, Docentes e Equipe Pedagógica. A abertura do evento contou com a presença do Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; do Chefe do Departamento Acadêmico, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche; da Chefe da Divisão Pedagógica, Capitão de Fragata Patrícia Pontes; e do Professor Doutor Pedro Paulo Carbone, que ministrou a palestra sobre “Métodos e Técnicas de Mapeamento de Competências”. O palestrante é Diretor Executivo da Inteletto Consultoria e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2023-02-08 at 18.52.52.jpeg

O professor Carbone destacou, durante sua apresentação, que um dos grandes desafios do trabalho de Gestão por Competências é aplicar as competências identificadas, com a finalidade de alcançar os objetivos estratégicos da organização. Ele ressaltou a necessidade de mensurar o capital humano da organização intelectual, permitindo identificar as competências que os componentes da organização possuem com aquelas necessárias. As possíveis lacunas, resultantes dessa avaliação, serão objeto de processos de capacitação específicos, coerentes com as necessidades mapeadas para que se faça um paralelo entre o que se tem e o que é necessário para o alcance dos objetivos. “O mapeamento de competências é fundamental para a concretização dos objetivos organizacionais e servirá de base para a organização planejar, prover, desenvolver e avaliar as competências disponíveis e identificar quais as competências e habilidades que a organização necessita”, disse.

WhatsApp Image 2023-02-08 at 18.52.51 (3).jpeg

O palestrante, ainda, enumerou algumas etapas da ação, tais como: inventariar as competências de cada componente trabalhador; mapear as competências desejadas para o trabalho; avaliar a aplicação das competências; identificar a lacuna de competências que geram desempenho, por meios de trilhas individualizadas; e, por fim, avaliar o desempenho, reflexo do exercício das competências.

WhatsApp Image 2023-02-08 at 18.52.52 (1).jpeg

A Semana Pedagógica segue até sexta-feira (10) e tem grande importância na preparação de civis e militares para as diferentes metodologias de ensino ao longo do ano 2023. O objetivo é promover o aprendizado de conceitos e da Metodologia do Mapeamento de Competências; apresentar conceitos e técnicas empregados na metodologia ativa de aprendizagem Design Thinking (abordagem de pensamento criativo); e proceder a orientação geral a respeito da orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, objetivando a padronização de procedimentos aos futuros dos orientadores.

WhatsApp Image 2023-02-08 at 18.52.51.jpeg

Serão cinco dias de intensas atividades, com palestrantes internos e externos à ESD. No dia 09/02, o debate ficará a cargo da Professora Doutora Laura Cleary, do Instituto de Análises de Defesa (IDA, sigla de Institute for Defense Analyses) e da Capitão de Fragata Patricia Pontes, da ESD. O IDA desenvolve um trabalho junto à ESD, voltado à preparação para desafios acadêmicos futuros, no que tange aos estudos de Defesa.

WhatsApp Image 2023-02-08 at 18.52.50.jpeg

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).