Teve início nesta segunda-feira (11/09), a fase presencial da 8ª edição do Curso de Diplomacia e Defesa (CDIPLOD) da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Comandante e Reitor da instituição, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e contou com a presença de representantes do corpo permanente da Escola. Esta edição ocorre de forma hibrida, sendo três semanas de aulas remotas e duas semanas presenciais, com uma carta horária total de 113 horas/aula. O término está previsto para o dia 22 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

imagem 2023 09 12 103035446

O CDIPLOD foi criado em 2015 e tem por objetivo desenvolver competências próprias da atividade diplomática para profissionais aptos ao exercício de cargos de adidos às representações brasileiras no exterior e de assessor internacional de órgãos da alta administração pública, com ênfase nos interesses da Defesa Nacional.

imagem 2023 09 12 103051339

A turma é composta por 44 anos, sendo 19 civis indicados, de 19 instituições públicas diferentes, que exercerem funções diplomáticas ou prestam assessoria na área internacional, além de 25 militares das Forças Armadas e Auxiliares com perspectivas de exercerem cargos de adidos militares e de defesa ou na área internacional da defesa nacional.

imagem 2023 09 12 103111707

Durante a abertura do evento, o Major-Brigadeiro Codinhoto deu as boas-vindas e agradeceu a participação dos alunos. “O vulto deste tema é muito importante. A ESD passou a ser um fórum privilegiado de discussão acadêmica sobre Diplomacia de Defesa. É um prazer tê-los aqui na ESD. Desejo um período bastante profícuo durante as próximas semanas. É com imensa honra que a ESD os recebem para que, munidos de sua experiência funcional e de seu compromisso com o nosso grande Brasil, possam agregar ainda mais valor ao Curso e a este instituto de altos estudos”, declarou.

imagem 2023 09 12 103146778

Após a abertura oficial do curso, os alunos assistiram à aula inaugural do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, que abordou o tema “Operações de Paz da ONU”.

 

Texto – Tenente Cristiane dos Santos – ACOMSOC/ESD

Fotos – Cabo L. Carvalho e Soldado Pedro Lucas – ACOMSOC/ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).