Capitania Fluvial de Brasília recebe Grupo de Escoteiros do Mar Manoel Fernandes de Carvalho de Uruaçu-GO

No dia 24 de junho, o Grupo de Escoteiros do Mar Manoel Fernandes de Carvalho teve uma experiência enriquecedora na Capitania Fluvial de Brasília. Durante a visita, uma série de atividades foi realizada, todas visando contribuir para a formação escoteira das crianças, proporcionando uma aprendizagem prática sobre a vida no mar e a importância da preservação ambiental.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades práticas e educação marinha

Os jovens escoteiros tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo abandonar uma embarcação simulada, aprender sobre sobrevivência no mar, natação utilitária, entender os toques de apito marinheiro, realizar arremesso de boia salva-vidas, e desfrutar de um passeio de barco e um passeio em barca a vela. Todas essas atividades foram planejadas para ensinar os escoteiros sobre as técnicas e os desafios da navegação, ao mesmo tempo em que proporcionavam uma experiência divertida e memorável.

Educação ambiental e segurança na água

Além das atividades práticas, também foram organizadas palestras sobre meio ambiente e fauna marinha regional, dando aos escoteiros uma perspectiva sobre a importância da preservação e a biodiversidade da vida marinha. Ademais, foram ministradas instruções sobre primeiros socorros para vítimas de afogamento, fornecendo aos jovens conhecimentos essenciais de segurança na água. Essas palestras e instruções foram oferecidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Distrito Federal e pelo Grupamento de Mergulho do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, respectivamente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).