Em um esforço notável para inspirar a próxima geração de exploradores polares, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) organizou, em 20 de maio, uma videoconferência entre a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e o Grupo Escoteiro do Mar “Baden-Powell”. O encontro virtual, realizado no auditório da CPSE, buscou apresentar aos jovens escoteiros o Programa Antártico Brasileiro e o papel fundamental da Marinha do Brasil na administração da EACF.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Explorando a Estação Antártica Comandante Ferraz

Durante a videoconferência, os participantes tiveram a chance de conhecer a estrutura física da EACF, que inclui alojamentos, cozinhas, áreas de convivência e laboratórios de pesquisa. Também foi possível apreciar as belas paisagens ao redor da estação, com destaque para a impressionante Baía do Almirantado.

Capitania dos Portos de Sergipe e Grupo Escoteiro do Mar “Baden-Powell”

foto 2 20mai

Desde agosto de 2018, a CPSE incorporou em suas tarefas o apoio ao Grupo Escoteiro do Mar “Baden-Powell”, ampliando a participação de seus integrantes em ações de divulgação, prevenção e conscientização. Essas ações incluem regatas, cerimônias e ações de limpeza do mar. Além disso, palestras sobre a Amazônia Azul, tradições navais, segurança da navegação, limpeza dos mares e rios, adestramentos de sobrevivência no mar e aulas de vela são atividades frequentemente realizadas com o apoio da CPSE.

Este encontro entre os escoteiros e a equipe da Estação Antártica Comandante Ferraz é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada para enriquecer a educação. Além disso, reforça a missão contínua da Marinha do Brasil de inspirar a próxima geração de líderes marítimos e conscientizá-los sobre a importância da pesquisa antártica e da proteção dos nossos mares.

 

 

 

 

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).