A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu a visita de uma comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México (CODENAL) na última sexta-feira, 19. O grupo, composto por cerca de 50 militares de várias nacionalidades, visitou a ESG como parte de uma viagem de estudos pelo Brasil. O objetivo da visita foi analisar a situação regional e hemisférica referente à política, segurança e defesa no país, bem como entender a infraestrutura, organização, missão e operações das Forças Armadas brasileiras, e os programas de cooperação que mantêm com as Forças Armadas do México.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção dos Militares

Snapinsta.app 347857371 204094199121923 1632548855307454518 n 1080

O Subcomandante da ESG, General de Brigada Himario Brandão Trinas, que representou o Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, deu as boas-vindas aos militares. Ele expressou sua honra em fazer parte da programação da viagem de estudos do CODENAL e expressou sua esperança de que a visita fosse proveitosa e que continuassem a trabalhar juntos pela defesa e desenvolvimento de seus respectivos países.

Palestra e Conferência

Snapinsta.app 347841775 149382541356171 8864426618642709870 n 1080

O assessor de Relações Institucionais da ESG, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, fez uma apresentação sobre a história da ESG, desde sua criação em 1949 até os dias atuais, abordando a missão, visão e valores da Escola, bem como suas principais atividades e projetos futuros.

A conferência “A nova geopolítica mundial e seus efeitos sobre a Estratégia Nacional de Defesa” foi apresentada pelo professor doutor Capitão de Mar e Guerra (RM1) Guilherme Sandoval Góes. A conferência teve como objetivo analisar as perspectivas de evolução do sistema de governança global no período pós-Covid e guerra entre Rússia e Ucrânia, e examinar os desafios do Brasil frente ao novo cenário internacional.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).