Ao longo da semana de 15 a 19 de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a fase presencial do Curso de Atualização na Metodologia do Planejamento Estratégico (CAMPE). A iniciativa visou formar docentes para os cursos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), padronizando os métodos e procedimentos empregados na ESG.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Primeira Edição do CAMPE

Conduzido pela equipe docente da ESG, a primeira edição do CAMPE contou com a participação de 29 representantes da ADESG de diferentes regiões do país. O curso foi ministrado em duas fases, sendo a primeira à distância, com duração de três semanas. A fase presencial ocorreu nas dependências da ESG e envolveu a aplicação de estudos de caso, em que os alunos foram divididos em quatro grupos e orientados por docentes da Escola.

Compromisso com o Conhecimento e a Sociedade

f32c9537 2d0c 4ffd bc7b 23315a58f91f

Alcides Oliveira Pinto, orador da turma, destacou a importância dos ensinamentos adquiridos e o desafio de disseminar o conhecimento adquirido. Segundo ele, a responsabilidade vai além da instituição, alcançando a sociedade e o país. O Subcomandante da ESG, General de Brigada Himario Brandão Trinas, parabenizou os formandos e a ADESG pela iniciativa, ressaltando o propósito de servir ao país por meio do conhecimento.

Encerramento do Curso

6bcee5c9 1f04 436f 9538 452abbc326bc

A cerimônia de encerramento contou com a participação do Vice-Chefe de Educação e Cultura, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo. O CAMPE é uma iniciativa da Diretoria Executiva da ADESG, representada pelo Coronel (REF) da Força Aérea Brasileira Antônio Celente Videira, em parceria com a ESG. Após o curso, os 29 formandos estão agora aptos a disseminar as informações aprendidas em suas respectivas delegacias ou representações.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).