blank

Google News

O Forte Marechal Luz completou 105 anos de existência no dia 21 de dezembro. O local histórico é aberto à visitação e serviu para a proteção do Brasil. Inaugurado em 21 de dezembro de 1915, tem como patrono o Marechal Francisco Carlos da Luz, militar que serviu nas Forças Armadas do período imperial até o início da República.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Apesar da data de inauguração, o local serve à Nação desde o início do século XVIII, quando os portugueses instalaram uma bateria de canhões na Ponta do João Dias, no Morro do Alemão, com o intuito de defender o litoral dos espanhóis, ingleses e franceses.

Mais tarde, com o argumento que diversos pontos da cidade estavam desprotegidos e ameaçados, autoridades locais solicitaram a criação de uma Companhia de Artilharia em 1822, mas as obras para uma fortificação, a fim de manter a região ainda mais segura, foram iniciadas apenas em 1909.

O forte foi desativado em 1977, depois que o Exército adotou uma nova concepção de defesa do litoral. Em 1996, após uma reforma, foi aberto para a visitação, sendo que o antigo paiol e as casamatas viraram um pequeno museu, e suas instalações, que antes eram alojamentos, hoje são 45 unidades habitacionais disponíveis para a hospedagem de militares, administradas pela Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército.

blank blank blank blank blank blank

Fonte: Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército