Em 31 de maio de 2022, a “Escuela Superior de Guerra” (ESG) do Exército Argentino realizou uma videoconferência com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME), atividade que contou com a participação, da parte argentina, do Coronel Rolando Alberto Labrousse e do Tenente-Coronel Gastón Bujon, além do instrutor brasileiro, Tenente-Coronel Renato Macedo Bione da Silva. Pela ECEME, participaram os instrutores Major Júlio César Lacerda Martins e o Major Gonzalo Baez.

Essa videoconferência, dentro do marco de entendimento firmado pela Conferência Bilateral de Estado-Maior (CBEM) de ambos os Exércitos, possibilitou a discussão das melhores práticas no que tange ao ensino por competências, na busca da melhoria no processo de ensino-aprendizagem em ambos os Estabelecimentos de Ensino, além da troca de experiências entre os instrutores dos dois países.

Fonte: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro



Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui