A Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou, na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, o Dia do Exército Brasileiro (EB). A homenagem à data magna da Força Terrestre ocorreu no auditório Professor Oliveira Junior da ESG e contou com a presença de militares das três Forças, civis, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e alunos da Escola Municipal Estácio de Sá, situada na Fortaleza de São João, na Urca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

c785e0bc bfdf 480f 8e8e d257b30512ff

O assistente militar do Exército na ESG, General de Brigada R1 Arnaldo Alves da Costa Neto, realizou a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. “(…) O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil (…)”, reproduziu em parte da leitura.

998e06c5 237b 4306 8db4 da6f301c5ee5

O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santo Kerr, parabenizou o Exército Brasileiro pela data e destacou a forte ligação que possui com a Força. “A primeira farda que usei foi a do Colégio Militar do Rio de Janeiro, em 1976, e esse passado distante influenciou muito minha vida. Sinto-me honrado por ter pertencido, de alguma forma, ao Exército Brasileiro”, revelou ele, complementando. “Prestamos hoje uma singela homenagem a esses militares que fizeram tanto pelo nosso país e contribuíram de forma decisiva para a construção da nação”.

3d9fee5d bbde 4f57 8d9c 3012ff42a806

b0bf9c53 85d7 48b9 a089 11e174412779

A programação alusiva ao Dia do Exército também contou com uma exposição de material de emprego militar, com o apoio de organizações militares do EB, e de livros editados pela Biblioteca do Exército. Um passeio de viatura blindada de transporte de pessoal “Guarani” foi oferecido aos participantes, entre eles os 26 alunos do 4º ano da Escola Municipal Estácio de Sá, enquanto a banda de música do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas do EB animava o evento.

188ac2d8 2f35 408a a957 2efb92ac5b6e

Fonte: ESG, texto CT (T) Fernanda

Fotos: SD Santana Brito

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).