A Escola Superior de Defesa (ESD) foi o palco da chegada, na terça-feira (16), de uma grande delegação do Curso Superior de Defesa (CSD). A delegação, composta por 169 integrantes, tinha como objetivo realizar uma série de visitas a várias instituições na capital brasileira, com uma agenda repleta de conferências sobre política, estratégia, orçamento e defesa na ESD. A recepção calorosa foi liderada pelo Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto. O General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), foi o responsável por ministrar a primeira palestra para os visitantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Perfil da Delegação do Curso Superior de Defesa

b96145f3 1089 4f61 acbf f6d22e7083fd

Os membros da delegação do CSD são estagiários e alunos dos cursos de Altos Estudos da Escola Superior de Guerra (ESG), da Escola de Guerra Naval (EGN) e da Escola de Comando e Estado-maior do Exército (ECEME). Além dos militares, o grupo inclui 32 civis de diferentes órgãos governamentais de diversas regiões do Brasil, bem como oficiais superiores das três Forças e militares estaduais. Além disso, a delegação conta com três alunos internacionais, oriundos de países aliados: Argentina, Estados Unidos e China.

Perspectivas e Apresentações da Visita à ESD

46fd625c e721 4d50 ab10 c86df474edfe

Em seu discurso, o General Lancia deu destaque ao trabalho realizado pela Chefia de Educação e Cultura, apresentou a estrutura organizacional do Ministério da Defesa (MD), do EMCFA, bem como os cursos oferecidos pela ESG e ESD. Ao abordar o sexto objetivo da Política Nacional de Defesa (PND), que visa ampliar a participação da sociedade brasileira em questões de Defesa Nacional, ele enfatizou a importância do envolvimento dos civis nos estudos relacionados à defesa. “Vamos procurar dar apoio à pesquisa, integrando as Forças Armadas, a ESG, a ESD e a academia. Já temos pesquisas com temas como submarino nuclear, simulação de combate, defesa biológica, míssil de cruzeiro, entre outros”, destacou.

Conclusão e Perspectivas Futuras

Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência sobre “A Política Econômica da União”, ministrada pela assessora de economia do Ministério da Fazenda, Lídia Toleto. Para encerrar a programação na ESD, está prevista a palestra “O Orçamento de Defesa” na quarta-feira à tarde. A iniciativa do CSD de proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível que envolvam assuntos de Defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa (MD), como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, reforça o papel fundamental dessas instituições na construção de um futuro seguro para o país.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).