Em um esforço conjunto para o desenvolvimento sustentável, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) e a Organização das Nações Unidas (ONU) uniram forças. Na manhã do dia 25 de maio, o CMNE recebeu representantes do Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – seção Pernambuco, um programa do Pacto Global da ONU. Esta iniciativa tem o objetivo de engajar empresas e organizações no alinhamento aos dez princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, bem como aos 17 ODS. Trata-se da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Escola de Sargentos do Exército na Vanguarda da Sustentabilidade

Representantes do escritório do Subprograma Escola de Sargentos do Exército (ESE), no CMNE, estiveram presentes para discutir e detalhar aspectos desse importante projeto. A ESE, enquanto um pilar de formação e liderança no Exército Brasileiro, entende a importância de alinhar-se aos objetivos de sustentabilidade propostos pela ONU, demonstrando seu compromisso com a evolução socioambiental e com a construção de um mundo mais justo e sustentável.

O Pacto Global da ONU e o Futuro da Sustentabilidade

Snapinsta.app 348869766 1242589466373884 6157362663005748352 n 1080

O Pacto Global foi representado por Thomas Kiss, Coordenador pelo Hub ODS PE, e por Guilherme de Sá Cavalcanti, membro do Comitê Gestor do Hub ODS PE. Eles fizeram uma breve apresentação sobre a iniciativa das Nações Unidas, a estrutura dos hubs no Brasil e as principais atividades ligadas à sustentabilidade. A reunião evidenciou o compromisso das organizações com o desenvolvimento sustentável e reforçou a importância da colaboração entre instituições militares e organizações internacionais na promoção de um futuro mais sustentável.

A Esperança de Um Futuro Sustentável

Esta parceria representa um importante passo para a Escola de Sargentos do Exército e para o Comando Militar do Nordeste em sua trajetória rumo à sustentabilidade. A adesão ao Pacto Global da ONU demonstra a compreensão de que a sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada e que a colaboração é a chave para o desenvolvimento sustentável em nível global.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).