Aposição floral em frente ao monumento do Almirante Tamandaré

O Comando do 8º Distrito Naval realizou, em 21 de julho, uma cerimônia cívico-militar em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra, em frente ao monumento do Almirante Tamandaré, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia é celebrada anualmente na data em que afundou a Corveta “Camaquã”, em meio à Batalha do Atlântico na Segunda Guerra Mundial, em 21 de julho de 1944.

Durante o evento, foi realizada aposição floral e, concomitantemente, o Aviso de Patrulha “Espadarte”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste, efetuou o lançamento de pétalas ao mar, ao largo de Santos (SP).

ergt5yavryhserfd
Aviso de Patrulha “Espadarte” durante
lançamento das pétalas ao mar

A solenidade foi presidida pelo Comandante do 8º Distrito Naval e contou com a presença de autoridades do Exército, Força Aérea, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Civil e de membros das Sociedades Amigos da Marinha (Soamar) São Paulo, Campinas e Santos. Também participou da solenidade o Segundo-Tenente Melchisedech Afonso de Carvalho, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial.

Além da representação do Comando do 8º Distrito Naval e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, prestigiaram o evento pelotões do Comando Militar do Sudeste, do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica e da Polícia Militar, bem como integrantes do 393º Grupo Escoteiro do Mar “Legatis Regis”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).