Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de novembro, encerrando as atividades do ano letivo de 2022, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) realizou a cerimônia de diplomação dos oficiais concluintes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/22).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao todo, foram  quase 22 meses de abdicação, comprometimento, profissionalismo e dedicação intensa ao “estudo da tática”.

Ao longo do corrente ano, estes jovens oficiais foram apresentados às metodologias ativas de aprendizagem, foram estimulados ao debate e à pesquisa, fizeram provas extenuantes e foram avaliados de diversas formas, tudo com o objetivo de sedimentar os conceitos, os valores e as atitudes necessárias ao desenvolvimento da atividade funcional dos, agora, Capitães Aperfeiçoados do Exército Brasileiro.

Assim, o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, acompanhado do General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, e dos demais oficiais-generais do Sistema de Educação e Cultura do Exército, “entregaram” mais uma turma de formandos que, a partir de hoje, retornarão para os mais diversos rincões do país, aperfeiçoados e aptos a exercerem suas novas missões.

Ao todo, formaram-se 445 oficiais, sendo 419 do Exército Brasileiro, cinco Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e estreitando ainda mais os tradicionais laços de amizade e cooperação concluíram também o curso 21 Oficiais de Nações Amigas que representaram, na Casa do Capitão os seguintes países: Argentina, Equador, Guiana, Indonésia, NamÍbia, Paraguai, Senegal, Suriname e Uruguai.

A EsAO deseja que o dia de hoje marque o início de uma nova fase na carreira militar destes capitães e que os ensinamentos colhidos, os laços da sadia camaradagem, o profissionalismo desenvolvido ao longo do corrente ano sejam o alicerce da continuidade de suas carreiras!

Parabéns! Missão Cumprida!

EsAO: a Escola da Tática – a Casa do Capitão!

Agradecimentos:

Abrilhantaram com suas presenças, dentre outras autoridades, os seguintes Oficiais Generais:

– do ACE de hoje:

   – Gen Ex ARRUDA

   – Gen Ex TOMÁS

   – Gen Ex NEGRAES

   – Gen Ex  NOVAES

   – Gen Ex LANCIA.

– do ACE de sempre:

   – Gen Ex LESSA

   – Gen Ex  TIBAU (eterno Comandante da EsAO)

    – Gen Ex ARAKEN.

Fonte: Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).