Engenheiro Paulo de Frontin (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML), por meio do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), atua em apoio à população do município de Engenheiro Paulo de Frontin, cidade fluminense atingida pelas fortes chuvas de verão, desde o dia 18 de janeiro. Mais de trinta militares operam diuturnamente na desobstrução de trechos das áreas urbanas e rurais, retirando resíduos sólidos, como barro, troncos e vegetação. O objetivo é restabelecer a mobilidade dos mais de 14 mil moradores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o senhor Mário, morador do bairro de Matadouro há 25 anos, receber ajuda da mão amiga do Exército em sua cidade é muito gratificante. “Estou muito agradecido em ver o Exército em nossa cidade. Vocês são muito bem-vindos. Muito obrigado pela ajuda!”.

Em apoio à Prefeitura e à Defesa Civil, a Engenharia Militar está empregando mais de 10 viaturas e caminhões caçamba como capacidade de 5 toneladas. Equipamentos de engenharia, como retroescavadeiras, escavadeiras, carregadeiras e tratores multiúso também estão sendo utilizados na operação.

Fonte: Comando Militar do Leste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).