No coração do Rio de Janeiro, na terça-feira, 8 de agosto, um evento especial aconteceu no auditório da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, foi o palestrante do dia, trazendo em sua fala a grandiosa missão, organização e a intrincada articulação do sistema de engenharia do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estrutura e Cooperação

Durante a palestra, o General David não apenas delineou a estrutura organizacional do DEC, mas também lançou luz sobre os objetivos do sistema de obras de cooperação. Este sistema, que é vital para a infraestrutura e desenvolvimento do país, envolve uma série de atores e parceiros. O General destacou a importância das relações institucionais, mostrando como a cooperação e a parceria são essenciais para o sucesso das missões do Exército no campo da engenharia.

Um Reconhecimento à Excelência

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, também conhecida como EsAO, não é apenas um local de aprendizado, mas também um símbolo de tradição e excelência. Ao final de sua palestra, o Chefe do DEC fez questão de assinar o Livro de Ouro da instituição. Em suas palavras, ele exaltou a “Escola da Tática”, reconhecendo o alto padrão de ensino e formação oferecido pela EsAO. Suas palavras ressoaram com orgulho: “… com muito orgulho que registro, mais uma vez, o grau de excelência da Casa do Capitão.”

imagem 2023 08 11 085422028

A palestra do General David na EsAO reforça a importância da engenharia no Exército Brasileiro. Através de sua visão detalhada e insights sobre o sistema de engenharia, fica evidente o compromisso do Exército em manter padrões elevados, promover cooperação e garantir que a engenharia militar continue sendo uma força motriz para o desenvolvimento e segurança do país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).