Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebe, no dia 10 de agosto, os integrantes da Turma de 1992, Turma Bicentenário da Morte de Tiradentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os integrantes e seus familiares foram recepcionados e conduzidos ao Pátio de Formaturas Sargento Max Wolf Filho, onde assistiram à formatura geral da Escola. O Delegado da Polícia Federal Carlos Farias Júnior, antigo integrante da Turma, hasteou o Pavilhão Nacional.

Em suas palavras, o Subcomandante da ESA, Coronel Wanderley Roberto Guarino Junior, destacou a presença dos veteranos e de suas famílias, ressaltando a transformação da sistemática da formação do Sargento Combatente nestes últimos 30 anos.

Ao final da formatura, os 96 integrantes da Turma desfilaram no mesmo pátio, onde fizeram inúmeras formaturas enquanto Alunos.

No Auditório Coronel Catunda, os integrantes participaram de cerimônia com a presença do Subcomandante da ESA. O Veterano Capitão George Mota da Silva, organizador do encontro, falou da importância do momento, rememorando fatos e pessoas que marcaram a história turma que se formou em 27 de novembro de 1992.

O Coronel Guarino e o Veterano Capitão Ronaldo Pereira, acompanhado de sua família, descerraram a Placa de 30 anos da Turma que ficará eternizada no Pavilhão da Escola.

O Subcomandante da ESA realizou a entrega da Faca Gavião ao Primeiro-Tenente QAO George e ao Delegado Carlos Farias Júnior, Antigos Alunos da Arma de Infantaria.

O toque de silêncio em homenagem aos integrantes da turma já falecidos foi outro singelo momento, o qual foi seguido pelo canto da Canção da ESA, finalizando a primeira parte do Encontro.

O Subtenente Félix André Mendes, Adjunto de Comando da ESA, explanou toda a nova sistemática da formação do Sargento combatente do Exército Brasileiro e a valorização da carreira das praças, apresentando vídeos institucionais que abordaram desde a origem da Escola até os dias atuais.

Numa manhã marcada por atividades, os veteranos ainda puderam confraternizar no rancho dos alunos, visitar os cursos e o Espaço Cultural da Escola.

ESA: orgulho de ser Sargento!

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).