3ª Turma do CGERD e o Subcomandante da ESG como Capitão dos Portos de Minas Gerais

Em 03 de maio, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) foi palco da cerimônia de encerramento do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-MG), edição 2023, ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG), vinculada ao Ministério da Defesa (MD). O curso teve início em 13 de março e reuniu tanto civis quanto militares das Forças Armadas, dos Estados e do Distrito Federal, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre conceitos de Defesa Nacional e gestão de recursos de defesa nas esferas pública e privada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participantes e atividades do CGERD-MG

A turma foi composta por 26 estagiários, incluindo cinco oficiais superiores das Forças Armadas, cinco oficiais superiores de Forças Auxiliares e dezesseis civis de órgãos públicos e empresários do ramo industrial. Durante o curso, foram ministradas aulas teóricas e realizadas visitas ao Parque Industrial de MG, que incluiu empresas como Iveco Defense Vehicles (IDV), Biotech, Orguel e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do SENAI/MG.

Presença de autoridades e lideranças empresariais

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Subcomandante da ESG e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de lideranças empresariais de Minas Gerais. No discurso proferido pelo empresário José Augusto Athayde Montandon, orador da turma, foi destacada a importância da tríplice hélice: Forças Armadas, Indústria e Academia, no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa do país.

Desfecho da cerimônia e perspectivas futuras

download 2
Descerramento da placa realizado pelo Subcomandante de ESG, o Capitão dos Portos de Minas Gerais e do estagiário Sr. Alberto Silva Ansalo

Ao final da cerimônia, ocorreu o descerramento de uma placa alusiva ao evento, marcando simbolicamente o encerramento do CGERD-MG 2023. O curso, além de fomentar a interação entre diferentes setores, também fortalece a capacidade de gestão de recursos de defesa, contribuindo para a eficiência e eficácia das Forças Armadas e instituições correlatas. A iniciativa reforça, ainda, a importância da integração entre a indústria, a academia e as Forças Armadas para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).