Em cerimônia militar realizada no Salão das Pombas, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR), ocorreu, nesta sexta-feira (23/12), a transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno ao Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foi recebido no local pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno. Também estiveram presentes os Ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além de Oficiais-Generais do Alto-Comando, Oficias, Parlamentares e demais autoridades civis e militares do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB).

i22122315092902918Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a responsabilidade que é liderar o órgão de mais alto nível de planejamento e coordenação da estrutura do Comando da Aeronáutica. “Chefiar o EMAER é algo especial, significa saber tudo sobre tudo. É responder por assuntos que vão desde o planejamento estratégico e orçamentário da FAB, passam pela coordenação operacional e logística e chegam nas relações institucionais que mantemos com as Forças Aéreas de tantos outros países do mundo”, destacou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i22122315093902775Em suas palavras de despedida, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, à frente do EMAER desde 2020, destacou o trabalho realizado durante os mais de dois anos em que chefiou o Organização Militar. “O EMAER tem vocação histórica e é sabedor da grandeza da FAB. O EMAER trabalhou para construir uma Força Aérea do futuro, mas não posso deixar de agradecer ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior pela indicação ao cargo e pela sincera amizade, sendo para mim, não apenas um exemplo de liderança diária, mas antes de tudo, pela maneira de ser, agir, pela coragem de seus atos e, principalmente, pela constância na busca dos objetivos comuns da nossa Força Aérea Brasileira”, discursou o Oficial-General.

i22122315093209915Após deixar o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e assumir a chefia do EMAER, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini relatou ser uma grande alegria poder voltar à Capital Federal com o objetivo de assumir um novo cargo. “Ao longo de toda a minha carreira, a FAB me preparou para desafios cada vez maiores e, agora, poderei labutar ao lado do efetivo do EMAER, por uma Força Aérea mais operacional e mais unida em prol de um futuro melhor para o Brasil. Ao assumir o EMAER, assumo a responsabilidade de coordenação e governança dos assuntos relacionados, principalmente no que diz respeito à relação institucional da Força Aérea Brasileira junto aos outros países”, disse.

i22122315115502924Ao final da cerimônia, todos os militares presentes cumprimentaram o chefe substituto do EMAER, bem como o substituído. Neste momento, o Comandante da FAB desejou sucesso na carreira do Tenente-Brigadeiro Damasceno e do Tenente-Brigadeiro Fiorentini. “Manifesto meus sinceros votos de marcantes realizações e êxitos nos desafios que virão. Caro amigo Damasceno – eterno Fênix 37, Planalto 17 – obrigado por poder desfrutar da sua confiança, amizade e lealdade em diferentes fases da nossa carreira. Ao Tenente-Brigadeiro Fiorentini, sua vida pregressa nos dá a certeza de que, ao assumir tão relevante cargo, também executará com excelência o passo de uma marcha decadenciada em direção à Força Aérea do futuro”, concluiu.

i22122315115301929Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini

O Tenente-Brigadeiro Fiorentini é natural da cidade de Três de maio (RS). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 30 de julho de 1979, sendo declarado Aspirante à Oficial Aviador em 9 de dezembro de 1983, atingindo o atual posto em 31 de março de 2020. O Oficial-General possui todos os cursos acadêmicos de carreira e ainda: MBA em Marketing Executivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; e MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos – Gestão Institucional Estratégica pela Universidade Federal Fluminense.

Em quatro décadas de serviço pela FAB, o agora Chefe do EMAER possui 4.800 horas de voo, 19 condecorações. É casado com a senhora Bianca, e tem 3 filhos: Victor Hugo, João Pedro e Arthur.

Fotos: Sargento Figueira/ CECOMSAER

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).