Uma solenidade realizada em Brasília (DF), na segunda-feira (24/10), marcou a comemoração dos 81 anos de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes, também, os membros do Alto-Comando da Aeronáutica; os Oficiais-Generais do Estado-Maior da Aeronáutica; e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da EMBRAER, Rafael Gustavo Fassina Marques; além de representantes do efetivo do EMAER.

i22102516551101420A leitura da Ordem do Dia alusiva à data foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. O Tenente-Brigadeiro Damasceno rememorou a história e destacou a atuação da Organização. “Ao completar 81 anos de existência, o EMAER celebra todos os feitos e acontecimentos que moldaram a sua essência, e segue buscando sempre novos caminhos que nos conduzam, em contínua e perene marcha, rumo aos objetivos para a qual esta Organização foi criada, procurando sempre adaptar-se às atuais circunstâncias e cumprir sua missão institucional”, discursou.

O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-Lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941. Alinhado às demandas estratégicas da Força Aérea Brasileira, compete ao EMAER estudar e propor soluções que garantam a constante evolução da instituição e a manutenção de um alto nível de preparo, prontidão e capacidade combativa da FAB.

Homenagens

i22102516552703490Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica foi agraciado com a Medalha “Legião ao Mérito Confraternidade Aérea Interamericana”, do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), no grau “Grão Cruz”.

Também ocorreu a Imposição da Medalha Militar a seis integrantes do EMAER. A honraria, criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo, após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

i22102516550306598Ainda como parte das comemorações, foram homenageados o Graduado, Praça e Servidor Civil que se destacaram em 2022. O Sargento Victor Hudson Russel da Costa; o Soldado Juliander Jackson Pereira Martins; e a Servidora Civil Geórgia Carla Gomes Araújo Moura foram escolhidos pelo elevado desempenho, competência e dedicação apresentados no desempenho de suas funções.

O descerramento na galeria de fotos do Graduado, Praça e Servidor Civil, localizada no Salão Nobre da Organização Militar, ocorreu no dia 18/10, em uma cerimônia presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, ocasião em que foram entregues os certificados ao agraciados.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).