Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 25 e 29 de janeiro, o primeiro Workshop de Segurança Viária. O evento reuniu especialistas de diversas áreas para debater os desafios da fiscalização e da educação no trânsito. Na ocasião, também foram discutidos projetos e estratégias para a Segurança Viária no biênio 2022/23.

O evento foi acompanhado diretamente pelo Coordenador-Geral de Segurança Viária, Inspetor André Azevedo, e contou com a participação do Diretor de Operações, inspetor Djairlon Moura. Segundo o Inspetor André Azevedo, “A atividade de Segurança Viária é altamente complexa. A volta do fluxo normal de veículos nas rodovias federais, com o aquecimento da economia e o avanço da vacinação, pressionam os indicadores de acidentalidade e desafiam o planejamento das ações para 2022. É imperioso reunir especialistas na área e buscar juntos estratégias que fortaleçam e qualifiquem as respostas da PRF”, destacou.

A participação dos instrutores das disciplinas ligadas à Segurança Viária no Workshop também foi determinante para que fossem debatidos os problemas enfrentados no Curso de Formação Policial (CFP ) 2021, que formou a maior turma de novos policiais da história da PRF, com cerca de 1600 integrantes. A ideia foi melhorar a organização dos conteúdos para os próximos cursos, assim como indicar a aquisição de novos equipamentos, mais adequados tanto ao ensino quanto às operações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conselho Nacional de Segurança Viária

Um dos pontos mais importantes do encontro foi a preparação de uma proposta de regimento interno que cria o Conselho Nacional de Segurança Viária (CNSV). Este será um órgão colegiado, composto por especialistas no policiamento e fiscalização de trânsito e transporte, na educação para o trânsito, no atendimento de acidentes, e na perícia.

Dentre as diversas frentes de atuação do Conselho destacam-se a coordenação e o acompanhamento de especialistas nas câmaras, conselhos e seminários nacionais e internacionais. O CNSV também expedirá resoluções sobre temas ligados à Segurança Viária, adotando medidas que garantam segurança jurídica e técnica aos procedimentos de fiscalização, prevenção e atendimento de acidentes.