Cascavel (PR) – Preocupado com a sustentabilidade do meio ambiente, em 30 de setembro, o 15º Batalhão Logístico (15º B Log), por meio de sua equipe de gerenciamento da logística reversa de pneus, executou o carregamento e o transporte de pneus inservíveis, destinando à empresa parceira especializada.

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O conceito de logística reversa tem sido muito difundido e recomendado desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Além do mais, é um tema ambientalmente correto e usado como ferramenta para desenvolver uma economia sustentável dentro de uma organização.

O 15º B Log atendendo à Resolução do CONAMA nº 416, de 30 SET 09 (que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada), firmou parceria com a Empresa PIETTA e Cia Ltda, que é responsável pela destinação final dos resíduos pneumáticos da cidade de Cascavel e região, conforme Licença de Operação nº 129295, do Instituto Ambiental do Paraná.

Os pneus inservíveis quando são descartados de forma irregular no meio ambiente se tornam um grande problema. Por suas propriedades químicas esses resíduos demoram aproximadamente 600 anos para se decomporem na natureza. Por isso, realizar o descarte correto dos pneus evita danos ao meio ambiente, à saúde pública e a sociedade.

Preocupados com a poluição e contaminação, o 15º B Log possui uma estrutura capaz de armazenar os pneus desgastados e inservíveis, utilizados por viaturas blindadas e não blindadas pertencentes às organizações militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, evitando o descarte irregular no meio ambiente, e realizando a entrega para a empresa parceira.

Essa rotina sustentável torna possível a comercialização, após processo industrial, de novos produtos que são transformados em gramado sintético, solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. Também, é reutilizada em asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha. Ou se transforma em combustível alternativo nas indústrias de cimento.

O sistema de logística reversa é considerada como parte integrante do fluxo logístico, pois além de diminuir a poluição evita a exploração desmedida de recursos naturais.

Curiosidade:
Antes de ser comercializado os pneus passam por um processo industrial. Neste processo é retirada toda a impureza que vem da própria coleta, como arame, nylon e outros. Assim a borracha do pneu está pronta para a segunda etapa. Na segunda etapa, o resíduo é moído e triturado. O objetivo é deixar esse resíduo numa granulometria entre 2 mm à 3 mm.

Fonte: 15º Batalhão Logístico

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).