Estande da Eletronuclear no 3° Congresso Brasileiro do Hidrogênio Divulgação Eletronuclear

A Eletronuclear participou, ao longo de três dias, do 3° Congresso Brasileiro do Hidrogênio, em Maricá, no Rio de Janeiro. Com palestras e estande montado no evento, a empresa tem o objetivo de contribuir com a divulgação de estudos e projetos sobre a utilização de hidrogênio, apresentando o tema aos participantes. A ideia é promover a descarbonização de processos industriais no Brasil, incluindo o setor energético, área de atuação da Eletronuclear.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No segundo dia do encontro, profissionais da Eletronuclear promoveram duas palestras dentro do tema. Karla Lepetitgaland, da Assessoria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Expansão da Geração da empresa, participou do painel sobre setor elétrico e hidrogênio. Já Nelri Ferreira Leite, do Departamento de Engenharia de Sistemas e Controle do Reator, falou sobre tecnologias para a produção de hidrogênio. Na ocasião, o especialista apresentou o projeto da Eletronuclear para o aproveitamento deste elemento produzido na Central Nuclear de Angra.

Com o tema “Transição energética, descarbonização e reindustrialização com o uso do hidrogênio”, o evento – promovido pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) – reúne representantes da indústria interessados em promover todos os pontos da cadeia de valor do produto, em especial comercialização e uso. O congresso também conta com a presença de representantes de órgãos de governo que atuam na elaboração de projetos, regulação e financiamento para o setor, além da comunidade científica brasileira voltada para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias viabilizadoras da economia do hidrogênio no país.

O objetivo do encontro foi fomentar e divulgar a produção, condicionamento, armazenamento, transporte, normalização, regulação, desenvolvimento de infraestrutura e usos do hidrogênio para mobilidade e transporte, geração de eletricidade e calor, produção de carreadores de hidrogênio, fertilizantes, aço e produtos descarbonizados com hidrogênio, entre outros.

O Congresso conta com transmissão ao vivo através do link https://www.youtube.com/@ab.hidrogenio, e termina hoje (31). A programação está disponível no site oficial da ABH2 (https://abh2.org/3cbh2-programacao).

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).